quarta-feira, 22 de maio de 2013


Vejam alguns documentos Legais que definem a Educação Especial.

Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial.

Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.

Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e outras providências.

Fiquem ligados, o MEC tem uma grande coletânea que nos fala sobre "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar". Leiam, com certeza acrescentará muito no seu conhecimento.
Siga os seguintes passos:

Acesse: http://portal.mec.gov.br

Ø   Localize SECADI entre as SECRETARIAS listadas no lado direito do Portal
Ø   Clique no botão PUBLICAÇÕES
Ø   Clique no link EDUCAÇÃO ESPECIAL

Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"

Cada fascículo pode ser baixado no computador pessoal clicando sobre o mesmo com o botão direito do mouse e, depois, descompactando. Para descompactá-lo, localize o arquivo que foi baixado em seu computador (extensão.zip) e clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse, opção EXTRAIR TUDO.
Será disponibilizada a versão em PDF e em MEC DAYSE. Ao todo são dez fascículos:

Fasc_01_-_A_escola_comum_inclusiva
Fasc_02_-_O_AEE_para_alunos_com_deficiência_intelectual
Fasc_03_-_Os_alunos_com_deficiência_visual_baixa_visão_e_cegueira
Fasc_04_-_Abordagem_bilíngue_na_escolarização_de_pessoas_com_surdez
Fasc_05_-_Surdocegueira_e_deficiência_múltipla
Fasc_06_-_Recursos_pedagógicos_acessíveis_e_comunicação_aumentativa
Fasc_07_-Orientação_e_mobilidade,_adequação_postural_e_acessibilidade
Fasc_08_-_Livro_Acessível_e_informática_acessível
Fasc_09_-_Transtornos_globais_do_desenvolvimento
Fasc_10_-_Altas_habilidades_-_Superdotação

Boa leitura !!!

Salas de Recursos Multifuncionais


As diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008, trouxe direcionamento e organização para as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM),  fortalece cada vez mais a educação inclusiva, sendo que este espaço físico foi criado para ocupar um lugar nas escolas públicas da rede municipal, tendo todos os recursos necessários para um atendimento de qualidade. Para esta SRM existe um professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que identifica, elabora e organiza todos os recursos pedagógicos e de acessibilidade necessários para um bom atendimento aos alunos. Para que o AEE ocorra na SRM, os alunos devem se enquadrar nos seguintes requisitos:

- Alunos com deficiência (física, intelectual ou sensorial).
- Alunos com transtornos globais de desenvolvimento.
- Alunos com altas habilidades/superdotação.



Educação a distância: obstáculos e conquistas

O preconceito do ensino a distância tem um lugar muito grande em nossa sociedade, digo isso, pois, também era receoso e mantinha um olhar crítico a tal ensino, e nem sempre uma crítica positiva,  tinha receio da qualidade dos conteúdos  e da mínima ou falta da presença física do aluno. Posso dizer agora conhecendo melhor este assunto, que algumas estratégias podem ser usadas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Antes de conhecer EAD um pouco mais profundamente, dizia que para uma pessoa fazer qualquer curso a distância teria que ter bastante disciplina, como por exemplo, ter um horário fixo diariamente para estudar ou pelo menos algumas horas em dias determinados. Agora sei que para EAD, não é tão simples assim, além de ser um aluno disciplinado nos horários, devemos ter a consciência de sabermos trabalhar em grupo, compartilhando informações, ajudando e recebendo ajuda, estabelecendo a cada dia uma grande rede de relacionamentos. Segundo Azevêdo:

“Alunos em turma interagindo uns com os outros e com o professor: por séculos este tem sido o cotidiano da sala de aulas presencial. O que surpreende aqueles que se envolvem com a educação a distância online é que exatamente o mesmo pode acontecer em salas de aula virtuais: alunos reunidos em turmas e interagindo uns com os outros e com seus professores.” (AZEVÊDO, Muito além do jardim da infância: temas Educação Online. P. 45).

Pensando assim, verifica-se que a interação do grupo é uma das chaves que contribui consideravelmente para uma EAD de qualidade.


A visão que agora tenho sobre o ensino a distância ampliou-se muito, creio que a organização de nosso horário de estudo é o primeiro passo a ser dado para avançar nas propostas oferecidas pelo curso, também pude perceber que compartilhar as informações é extremamente vital para a sobrevivência do grupo. Conceitos, Ideias por menores que sejam devem ser avaliadas e divididas entre os alunos e professores, para podermos aprimorar cada vez mais nosso conhecimento. A administração do tempo que dedicamos ao curso para mim é o mais difícil, pois, tendemos  a empurrar para depois nossas responsabilidades.

Dificuldades surgirão, mas devemos ter em mente que somos um grupo que almeja se qualificar melhor para este trabalho lindo que fazemos que é o Atendimento Educacional Especializado, vamos nos unir para nos fortalecer, procurando contribuir com os fóruns e nossos encontros presenciais. 


Alexsander Luis