Público alvo da atividade proposta: Crianças com (TEA) com transtorno Autista, da Educação
Infantil, com idade entre 3 e 5 anos.
Pranchas de comunicação - As
pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou
símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são
personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e
motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou
cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo
parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.
O uso das pranchas de comunicação poderá ser
adequada à idade ou ao nível de comunicação da criança com Autismo, inicialmente
poderá ser usada junto ao Professor de Atendimento Educacional Especializado
(AEE), na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). Este recurso é considerado de
baixa tecnologia, e pode ser adaptado de acordo com a demanda de cada professor
de AEE, devendo ser inserido em outros ambientes da escola, preferencialmente
na sala de aula e em outros ambientes frequentados pelo aluno com Autismo.
Uma dica muito interessante para montar uma
prancha de comunicação que possa obter maior compreensão da criança autista é personaliza-la
para cada criança, como por exemplo, usar fotos pessoas de sua família,
professor, utensílios domésticos, objetos e locais que façam parte de seu
cotidiano, na escola, em sua casa e nos ambientes que frequente. Usar fotos que
a criança esteja familiarizado, ajudará muito a focar a comunicação, visado
facilitar sua interação social, e compreensão de seu comportamento.
Eye-gaze - pranchas de apontar com os olhos que podem ser
dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte de acrílico ou plástico
colocado na vertical. O indivíduo também pode apontar com o auxílio de uma
lanterna com foco convergente, fixada ao lado de sua cabeça, iluminando a
resposta desejada.
Avental - é um avental confeccionado em tecido que facilita
a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo parceiro. No
seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou as palavras e a
criança responde através do olhar.
Comunicador em forma de relógio - o comunicador é um recurso
que possibilita o indivíduo dar sua resposta com autonomia, mesmo quando ele
apresenta uma dificuldade motora severa. Seu princípio é semelhante ao do
relógio, só que é a pessoa que comanda o movimento do ponteiro apertando um
acionador .
Tecnologia
Assistiva – Miryam Pelosi - http://www.comunicacaoalternativa.com.br/
[acesso em 08/05/2014].
Você sabia?
A partir da DSM-5[1] o Transtorno
Global do Desenvolvimento passa a chamar-se Transtorno do Espectro Autista, inserido
na categoria diagnóstica dos Transtornos de Neurodesenvolvimento. Que inclui, o
transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno
desintegrativo da infância e os transtornos invasivos do desenvolvimento sem
outra especificação, conforme a DSM-5 (APA 2012).
O Transtorno do Espectro Autista é um
distúrbio do desenvolvimento neurológico e deve estar presente desde a infância
ou do início da infância, mas pode não ser detectado mais tarde devido a mínimas
demandas sociais e do apoio dos pais ou responsáveis nos primeiros anos. Esse
distúrbio passa a ter dois domínios: sociais/comunicação déficits e interesses fixados e comportamentos repetitivos (APA,
2012).
---------------------------------
[1] manual diagnóstico e estatístico feito pela Associação
Americana de Psiquiatria para definir como é feito o diagnóstico de transtornos
mentais. A versão atualizada saiu
em maio de 2013 e substitui o DSM-IV criado em 2000. Desde o DSM-I criado em
1952, esse manual tem sido uma das bases de diagnósticos de saúde mental mais
usados no mundo.
Alex realmente este é um ótimo e eficiente recurso para se usar com alunos com TEA. Parabéns pela escolha!
ResponderExcluirMuito interessante e um ótimo recurso a ser utilizado com alunos com TEA.
ResponderExcluirAlex, suas sugestões são muito interessantes e certamente contribuíram para o meu conhecimento e para o de todos que têm interesse nesse assunto.
ResponderExcluirAlex,
ResponderExcluirParabéns pela atividade postada. Além de apresentar atividades interessantes, você contribuiu informações pontuais. Um abraço.
Obrigado a todas pelo incentivo. Abraços !!!
ResponderExcluirAlex, Parabéns! Gostei muito de como você descreveu as mudanças, TGD para TEA, fiz, mas achei o seu jeito melhor.
ResponderExcluir