domingo, 8 de junho de 2014

PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA)


Público alvo da atividade proposta:  Crianças com (TEA) com transtorno Autista, da Educação Infantil, com idade entre 3  e 5 anos.

Pranchas de comunicação - As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário.
Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.




O uso das pranchas de comunicação poderá ser adequada à idade ou ao nível de comunicação da criança com Autismo, inicialmente poderá ser usada junto ao Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). Este recurso é considerado de baixa tecnologia, e pode ser adaptado de acordo com a demanda de cada professor de AEE, devendo ser inserido em outros ambientes da escola, preferencialmente na sala de aula e em outros ambientes frequentados pelo aluno com Autismo.

Uma dica muito interessante para montar uma prancha de comunicação que possa obter maior compreensão da criança autista é personaliza-la para cada criança, como por exemplo, usar fotos pessoas de sua família, professor, utensílios domésticos, objetos e locais que façam parte de seu cotidiano, na escola, em sua casa e nos ambientes que frequente. Usar fotos que a criança esteja familiarizado, ajudará muito a focar a comunicação, visado facilitar sua interação social, e compreensão de seu comportamento.

 

ALGUNS RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA QUE PODEREMOS ADAPTAR:

  Eye-gaze - pranchas de apontar com os olhos que podem ser dispostas sobre a mesa ou apoiada em um suporte de acrílico ou plástico colocado na vertical. O indivíduo também pode apontar com o auxílio de uma lanterna com foco convergente, fixada ao lado de sua cabeça, iluminando a resposta desejada.
  Avental - é um avental confeccionado em tecido que facilita a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo parceiro. No seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou as palavras e a criança responde através do olhar.
  Comunicador em forma de relógio - o comunicador é um recurso que possibilita o indivíduo dar sua resposta com autonomia, mesmo quando ele apresenta uma dificuldade motora severa. Seu princípio é semelhante ao do relógio, só que é a pessoa que comanda o movimento do ponteiro apertando um acionador .

Tecnologia Assistiva – Miryam Pelosi - http://www.comunicacaoalternativa.com.br/ [acesso em 08/05/2014].


Você sabia?

A partir da DSM-5[1] o Transtorno Global do Desenvolvimento passa a chamar-se Transtorno do Espectro Autista, inserido na categoria diagnóstica dos Transtornos de Neurodesenvolvimento. Que inclui, o transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e os transtornos invasivos do  desenvolvimento sem outra especificação, conforme a DSM-5 (APA 2012).

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do desenvolvimento neurológico e deve estar presente desde a infância ou do início da infância, mas pode não ser detectado mais tarde devido a mínimas demandas sociais e do apoio dos pais ou responsáveis nos primeiros anos. Esse distúrbio passa a ter dois domínios: sociais/comunicação déficits e interesses fixados e comportamentos repetitivos (APA, 2012).

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[1] manual diagnóstico e estatístico feito pela Associação Americana de Psiquiatria para definir como é feito o diagnóstico de transtornos mentais. A versão atualizada saiu em maio de 2013 e substitui o DSM-IV criado em 2000. Desde o DSM-I criado em 1952, esse manual tem sido uma das bases de diagnósticos de saúde mental mais usados no mundo.



6 comentários:

  1. Alex realmente este é um ótimo e eficiente recurso para se usar com alunos com TEA. Parabéns pela escolha!

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  2. Muito interessante e um ótimo recurso a ser utilizado com alunos com TEA.

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  3. Alex, suas sugestões são muito interessantes e certamente contribuíram para o meu conhecimento e para o de todos que têm interesse nesse assunto.

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  4. Alex,
    Parabéns pela atividade postada. Além de apresentar atividades interessantes, você contribuiu informações pontuais. Um abraço.

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  5. Obrigado a todas pelo incentivo. Abraços !!!

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  6. Alex, Parabéns! Gostei muito de como você descreveu as mudanças, TGD para TEA, fiz, mas achei o seu jeito melhor.

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